O PROJETO


O presente blog tem como finalidade expor o processo evolutivo do projeto de física pratica, o qual será executado por Ana Maria Fér Pereira, Caroline Bispo da Silva, Érica Dolores do Nascimento Batista, Juliana Carvalho Matos, Leticia Góis do Macêdo e Polyanna Falcão Paim Borges, estudantes de Engenharia Civil na Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.

Utilizando os conhecimentos adquiridos através do professor Gilson Amorim (professor de física A pratica) e Targino Amorim (professor de física A), seremos capazes de projetar e fabricar um protótipo de um elevador feito de andaimes com dispositivos de segurança, segundo as especificações do orientador Targino Amorim. 

OBJETIVO

O projeto Elevador de Andaimes com Dispositivo de Segurança tem como objetivo fundamental o planejamento e a execução de um protótipo de elevador utilizado em obras da construção civil. As especificações atribuídas pelo edital do projeto se ramificam em quatro tópicos principais: caixa de corrida do elevador, andaimes, cabine do elevador e contrapeso, sistema mecânico.


 ESPECIFICAÇÕES

Para a estrutura do elevador será utilizado andaimes na escala 1:10, no tamanho comercial com modelo básico, feitos em metal, madeira ou plástico, mas a principal exigência e desafio é a característica desmontável. Essa torre sustentara uma cabine própria para o carregamento de pessoas e materiais somando uma massa na proporção de escala 1:100, ela deverá sair de um patamar térreo e atingir o terceiro andar de uma construção (o equivalente a 12 m na escala real) , para o movimento vertical será necessário a utilização de trilhos guias e cabos feitos de cordão ou nylon.
Para um funcionamento exemplar do protótipo o sistema mecânico e elétrico possuirá um motor de micro-ondas 220V com conectores, cabo de ligação paralelo de 1,5 mm2, interruptor tipo abajur e tomada. Para obter uma vantagem mecânica deve-se implantar uma relação de engrenagens. A problemática proposta para a consolidação do projeto é criar um sistema de travamento, o qual será acionado na falta de energia e ruptura do cabo de sustentação. 


Fonte da Imagem: http://www.cauba.gov.br/

Um comentário:

  1. Kd o primeiro protótipo do projeto? Já devia estar pronto, nâo? Cuidado com os prazos...

    ResponderExcluir