sábado, 27 de junho de 2015

Ponto de Partida

O ponto de partida que escolhemos para primeira execução foi a estrutura de andaime tubular. Ainda estamos estudando o material e os detalhes, pois teremos que ir testando aos poucos para saber qual a melhor opção, já explicamos em outros posts, mas é sempre bom focar no que basicamente essa estrutura necessita, são as junções desmontáveis, uma boa estabilidade, e uma responsável fidelidade proporcional da estrutura real comercializada nas obras da construção civil. 

Utilizamos sites de empresas que alugam e vendem esse produto, como a Metax, a Base e a Mecan. E encontramos informações técnicas importantes, no nosso projeto algumas serão simplificadas, outras retiradas e outras adaptadas, tudo isso para que a estrutura obtenha uma reprodução com boa funcionalidade.

Informações Técnicas Comerciais:
Fabricado em aço carbono de alta resistência, com encaixes prensados garantindo maior resistência e durabilidade do produto. 

Medidas Disponíveis: 

  •  Painel de 1,0 x 1,0m
  •   Painel de 1,0 x 1,5m

Áreas de Aplicação:

  •      Pintura e revestimento de fachadas;
  •      Obras e reformas em geral;
  •      Manutenções prediais e residenciais;
  •      Montagem de estruturas metálicas e pré-moldada;
Acessórios:

  •  Piso Metálico de 1,00m ou 1,50m;
  •  Encaixes simples e firmes (dispensam ferramentas especiais na montagem);   

Depois da pesquisa e discussão com todo o grupo chegamos a um croqui, um esboço, de como será o nosso produto final. A foto mostrará com mais clareza a ideia que nós vamos seguir.

Antes de checarem, lembro que a nossa enquete ainda está disponível para votação, está no diário semanal ao seu lado direito. Aaaah, e não estamos esquecidas que prometemos no último post um passo a passo explicando a ideia da nossa trava de segurança, estamos efetuando.


Até a próxima semana.


Peça única, dimensões: 20 x 15 cm

quinta-feira, 18 de junho de 2015

BRAINSTORM

Com um projeto desafiante como esse, a TEMPESTADE DE IDEIAS que nos ocorreu foi enorme. E esse post é para mostrar pra vocês o que estamos pensando em fazer, quais são as nossas prioridades e quais são nossas principais ideias. Na verdade, queremos, principalmente, saber qual sua OPINIÃO sobre o principio do nosso projeto.
É só ir lá no tópico da enquete e votar, mas para ser um voto consciente vamos então explicar quais nossos objetivos.
Bom, a priori nos assustamos com tantos pontos a serem cumpridos, e então fomos buscar conselhos e dicas com professores e com gente que saiba a respeito do funcionamento do elevador, conversamos também com um dos responsáveis pela manutenção dos elevadores da nossa faculdade. E percebemos que vamos precisar de:
  •  Uma estrutura interna de sustentação superior e de base, provavelmente de um material bem resistente.
  •  Um esqueleto desmontável de andaimes feitos de aço ou de alumínio, com medidas proporcionais.
  •  Um sistema elétrico que provoque dois movimentos, de subida e descida, isso será dado pelo próprio desligamento e ligamento de motor de micro-ondas que vamos utilizar (não era só você que pensava que o prato do micro-ondas só rodava pra um lado, ele pode ter duas rotações).
  • Um sistema de roldanas que sustente uma cabine, com massa aproximadamente de 1,5kg, através de um fio de nylon, e que funcione junto a toda estrutura.

Agora o mais difícil que temos que fazer: SISTEMA DE SEGURANÇA, isso mesmo, o nosso professor Targino vai cortar os cabos de sustentação, e o elevador não pode cair “COMO ASSIM?”, pois é nós teremos que ter um sistema de travas automáticas. Então a ideia que tivemos era colocar garras engatilhadas em cima do elevador que ao rompimento da tração, exercida pelo peso da cabine, serão alçadas em trilhos laterais, segurando o elevador, e salvando as pessoas e os materiais que estarão dentro.
Para melhor entendimento, postaremos um croqui do que estamos pensando em fazer, bem claro e com 3 passos da execução dessa trava.

Agora queremos saber, O QUE ACHOU DAS NOSSAS IDEIAS? Vá até nossa ENQUETE e RESPONDA/COMENTE.

Até a próxima semana.