terça-feira, 25 de agosto de 2015


                                                        Dia da entrega dos protótipos

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Agradecimento


Bom pessoal, é com muita alegria e satisfação que podemos falar que a nossa caminhada termina aqui. Depois de quase dois meses de trabalho conseguimos alcançar as nossas metas e expectativas, agora sim está realmente pronto e funcionando o nosso protótipo elevador de andaimes com dispositivo de segurança.

A equipe Engenharia no Salto 15 agradece o acompanhamento de todos vocês durante essas semanas de trabalho e a todos os nossos colaboradores que nos ajudaram na construção do nosso protótipo.


                                            Vídeo 1 : Evolução do projeto 
Fonte: Própria

Dispositivo de segurança

Olá pessoal, estamos chegando a reta final da nossa missão. Essa semana passamos “quebrando” a cabeça com o nosso dispositivo de segurança, fizemos vários testes e percebemos que o que estávamos imaginando e preparando desde o começo não vai dar certo. Pois é, voltamos ao marco inicial da nossa caminhada.

Porém, diante as novas pesquisas e testes conseguimos chegar a um novo sistema de freio, visto que este é composto por uma trava que fica tensionada e presa na diagonal do andaime por um elástico que é ligado ao cabo principal de sustentação do elevador devido a presença de uma roldana fixa. Ao cortamos o cabo principal do elevador o elástico solta  a barra ( esta libera energia tendendo a voltar para o seu estado original), ficando assim em perpendicular ao andaime e sustentando toda a cabine.

                                           Figura 1: Trava tensionada 

Fonte: Própria


                 Figura 2: Dispositivo de segurança acionado 

Fonte: Própria


Até a próxima.

Cabine


O projeto inicial da nossa cabine foi desenvolvido respeitando as especificações da estrutura do andaime. Feita com vergalhões e vedada com placa de alumínio e tela metálica. Nas suas laterais foram fixadas duas rodas para facilitar a corrida da mesma nos trilhos, guiando seu trajeto durante a subida e descida. Abaixo pode ser visto suas dimensões cotadas em milímetros:
Cabine 3D
Cabine: Vista Frontal
Cabine: Vista Lateral
Vista Frontal da cabine na estrutura de andaimes



 Na imagem a seguir pode ser visto uma previa de como está ficando a nossa cabine, tomamos os cuidados necessários para que ela pese 500 g para que fique proporcional a nossa estrutura, em escala 1:1000 do peso de uma cabine em escala real.
Cabine: Vista Frontal
Cabine: Vista Lateral
Em breve postaremos a cabine finalizada, até mais.



sábado, 15 de agosto de 2015

Sistema Mecânico

Olá pessoal, depois de conseguir concluir a produção dos andaimes temos que começar a colocar para funcionar o nosso elevador. Como dito em postagens anteriores o que irá fazer com que o nosso elevador comece a se movimentar é um motor de micro-ondas 220 V, porém não é necessário somente isso, iremos utilizar também um sistema mecânico.
O nosso sistema mecânico tem como componentes principais duas polias, sendo uma ligada diretamente ao motor e ligada ao contra peso, e um fio de náilon que será conectado na cabine do elevador passará pelas duas polias (esta estarão interligadas paralelamente diante um eixo) e será vinculado ao contra peso.



Fonte : Própria

Até a próxima.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Confecção do protótipo

Olá pessoal, esta semana está sendo uma das mais importantes para o nosso grupo. Estamos dando ao nosso projeto as suas devidas formas e nossas ideias estão começando a serem testadas para que só assim a gente consiga alcançar as nossas metas.

                Nosso material foi todo de metal, utilizamos ferro, alumínio e aço inox. Para que as peças pudessem ser confeccionadas tivemos a ajuda da oficina Salvador Inox, na qual disponibilizou sobras de material e mão de obra de cortes e soldas das peças. Durante vários dias tivemos a frente da execução orientando, dimensionando e vistoriando o processo. Nesse vídeo vocês poderão ver como tudo foi feito.





Até a próxima.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Andaimes

Essa semana foi muito importante para o grupo, fizemos muitos croquis e tivemos muitas conversas com o nosso orientador com o objetivo de concluir o projeto final do nosso andaime (primeiro tópico do projeto, nosso ponto de partida). E então, para melhor noção de como ficaria toda a estrutura utilizamos o CAD 3D, que nos deu mais referência de dimensão e proporcionalidade, chegando ao modelo final.

Pelas fotos vocês podem ver como ficou as TRÊS PEÇAS para montagem das QUATRO FACES DA TORRE, além da base de apoio.





Essa estrutura já está sendo feita e testada para cumprir as exigências já aqui apresentadas, anteriormente. Depois postaremos o processo de fabricação com as especificações das peças.

Sobre os outros tópicos do projeto, posso dizer que já temos ideias concretas e estamos caminhando bem. Porém, agora nosso grupo é composto por cinco e não mais seis meninas, por conta da nossa colega Carol que por motivos maiores não puderá seguir como projeto. Fora essa notícia ruim, estamos a todo vapor e confiantes.

Até a próxima semana.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sistema Elétrico


O seguinte sistema é muito básico, possui um motor de micro-ondas 220 V com conectores, um cabo de ligação paralelo de 1,5 mm2, um interruptor tipo abajur e uma tomada. Fizemos um vídeo explicativo para mostrar como funciona, confira!





sábado, 27 de junho de 2015

Ponto de Partida

O ponto de partida que escolhemos para primeira execução foi a estrutura de andaime tubular. Ainda estamos estudando o material e os detalhes, pois teremos que ir testando aos poucos para saber qual a melhor opção, já explicamos em outros posts, mas é sempre bom focar no que basicamente essa estrutura necessita, são as junções desmontáveis, uma boa estabilidade, e uma responsável fidelidade proporcional da estrutura real comercializada nas obras da construção civil. 

Utilizamos sites de empresas que alugam e vendem esse produto, como a Metax, a Base e a Mecan. E encontramos informações técnicas importantes, no nosso projeto algumas serão simplificadas, outras retiradas e outras adaptadas, tudo isso para que a estrutura obtenha uma reprodução com boa funcionalidade.

Informações Técnicas Comerciais:
Fabricado em aço carbono de alta resistência, com encaixes prensados garantindo maior resistência e durabilidade do produto. 

Medidas Disponíveis: 

  •  Painel de 1,0 x 1,0m
  •   Painel de 1,0 x 1,5m

Áreas de Aplicação:

  •      Pintura e revestimento de fachadas;
  •      Obras e reformas em geral;
  •      Manutenções prediais e residenciais;
  •      Montagem de estruturas metálicas e pré-moldada;
Acessórios:

  •  Piso Metálico de 1,00m ou 1,50m;
  •  Encaixes simples e firmes (dispensam ferramentas especiais na montagem);   

Depois da pesquisa e discussão com todo o grupo chegamos a um croqui, um esboço, de como será o nosso produto final. A foto mostrará com mais clareza a ideia que nós vamos seguir.

Antes de checarem, lembro que a nossa enquete ainda está disponível para votação, está no diário semanal ao seu lado direito. Aaaah, e não estamos esquecidas que prometemos no último post um passo a passo explicando a ideia da nossa trava de segurança, estamos efetuando.


Até a próxima semana.


Peça única, dimensões: 20 x 15 cm

quinta-feira, 18 de junho de 2015

BRAINSTORM

Com um projeto desafiante como esse, a TEMPESTADE DE IDEIAS que nos ocorreu foi enorme. E esse post é para mostrar pra vocês o que estamos pensando em fazer, quais são as nossas prioridades e quais são nossas principais ideias. Na verdade, queremos, principalmente, saber qual sua OPINIÃO sobre o principio do nosso projeto.
É só ir lá no tópico da enquete e votar, mas para ser um voto consciente vamos então explicar quais nossos objetivos.
Bom, a priori nos assustamos com tantos pontos a serem cumpridos, e então fomos buscar conselhos e dicas com professores e com gente que saiba a respeito do funcionamento do elevador, conversamos também com um dos responsáveis pela manutenção dos elevadores da nossa faculdade. E percebemos que vamos precisar de:
  •  Uma estrutura interna de sustentação superior e de base, provavelmente de um material bem resistente.
  •  Um esqueleto desmontável de andaimes feitos de aço ou de alumínio, com medidas proporcionais.
  •  Um sistema elétrico que provoque dois movimentos, de subida e descida, isso será dado pelo próprio desligamento e ligamento de motor de micro-ondas que vamos utilizar (não era só você que pensava que o prato do micro-ondas só rodava pra um lado, ele pode ter duas rotações).
  • Um sistema de roldanas que sustente uma cabine, com massa aproximadamente de 1,5kg, através de um fio de nylon, e que funcione junto a toda estrutura.

Agora o mais difícil que temos que fazer: SISTEMA DE SEGURANÇA, isso mesmo, o nosso professor Targino vai cortar os cabos de sustentação, e o elevador não pode cair “COMO ASSIM?”, pois é nós teremos que ter um sistema de travas automáticas. Então a ideia que tivemos era colocar garras engatilhadas em cima do elevador que ao rompimento da tração, exercida pelo peso da cabine, serão alçadas em trilhos laterais, segurando o elevador, e salvando as pessoas e os materiais que estarão dentro.
Para melhor entendimento, postaremos um croqui do que estamos pensando em fazer, bem claro e com 3 passos da execução dessa trava.

Agora queremos saber, O QUE ACHOU DAS NOSSAS IDEIAS? Vá até nossa ENQUETE e RESPONDA/COMENTE.

Até a próxima semana.